Grupo UTEI

Nossa História

Nossa Origem

O Grupo UTEI tem sua origem no Ceará com atuação nacional. Nosso trabalho é voltado a garantir que as grandes empresas possam inovar de forma ágil e sustentável. Com as operações iniciadas em 2014, o Grupo se consolidou no mercado nacional com foco em inovação tecnológica contando com um portfólio envolvendo grandes grupos nacionais e multinacionais, sendo uma das poucas empresas no Brasil com capacidade de atender toda a jornada do cliente a partir da ideia até o lançamento de um produto tecnológico.

O nosso Grupo foi fundado pelo Engenheiro Helton Nogueira Uchoa e já nasceu com um extenso portfólio no desenvolvimento de projetos corporativos. Com 2 décadas de atuação no mercado nacional de tecnologia, o nosso fundador criou novos conceitos e produtos premiados que se tornaram referência para grandes empresas. Estes produtos foram desenvolvidos dentro de elevados padrões de qualidade, normalmente envolvendo as seguintes etapas: mapeamento e redesenho de processos de negócios, modelagem e especificação de sistema e desenvolvimento através de fábrica de software.

Desde 2016, o Grupo vem redesenhando o modelo de negócio desenvolvendo novos projetos internos para mercados em expansão: inteligência artificial, educação gamificada, etc.

Em 2018, o Grupo entrou no mercado de Internet das Coisas (IoT) com o projeto SphereBot, um robô em formato de esfera com arquitetura aberta e customizável para inúmeras aplicações envolvendo aprendizado de máquina. Neste mesmo ano, o Grupo UTEI se consagrou no segmento de inovação do Ceará quando este projeto foi escolhido como um dos 3 destaques do programa de pré-aceleração do SEBRAE/CE e um dos 5 qualificados para integrar o Hub de Inovação do Banco do Nordeste. Este projeto foi a base para criação da startup Globusbot que pertence ao Grupo UTEI e atua no desenvolvimento de plataformas que integram GIS (Geographic Information System) e AI (Artificial Intelligence).

Em 2019, o Grupo observou uma oportunidade de construir um projeto de impacto social para atender um grande problema local: apenas 3% dos jovens formados nas Escolas Estaduais de Educação Profissional do Ceará ingressam no mercado de trabalho. A ideia passou pelo Startup Weekend Sustainable e se transformou num projeto denominado Mídia Criativa. Para poder ser colocado em prática, contou com o patrocínio do Grupo CADIC e com o apoio dos gestores do Hub de Inovação do BNB. O projeto trabalhou  com um grupo de estudantes de duas escolas estaduais e conseguiu encaminhar ao mercado de tecnologia mais de 50% destes jovens. Depois desta jornada de sucesso, o patrocinador encaminhou o projeto para concorrer ao prêmio de sustentabilidade da ENEL e, no dia 11/12/2019, o resultado trouxe uma fabulosa surpresa para o Ceará com o 1º lugar na categoria Market.

Atualmente o Grupo UTEI está conectado a inúmeras startups com um grande portfólio de inovações que podem transformar qualquer tipo de negócio. Este potencial de inovação tem sido disponibilizado para todo o Brasil e tem colaborado no desenvolvimento principalmente das empresas da região Nordeste.

Histórico do Fundador

Helton Nogueira Uchoa é formado pelo Instituto Militar de Engenharia e possui uma carreira profissional dedicada a projetos inovadores com premiações em nível nacional. Tem criado startups com foco em inovações disruptivas desde 2004, tendo escalado negócios do zero a milhões de faturamento ao ano. Acumulou mais de 20.000 horas na coordenação (gerenciamento) de projetos envolvendo tecnologias em diferentes segmentos de mercado.
Ao longo de duas décadas, tem se posicionado como referência em importantes mercados, sendo palestrante de temas envolvendo inovação e soluções tecnológicas para o mercado de geotecnologias. Foi responsável por coordenar diversos eventos, sendo o principal denominado GeoLivre, cuja edição internacional de 2009 trouxe algumas referências internacionais no segmento de soluções open source GIS.

Conecte-se

@GrupoUTEI

Faça parte do nosso time

Copyright © 2021 Grupo UTEI

CNPJ 15.395.952/0001-29

Algumas imagens são do site Freepik.